Ela venceu as primárias da oposição com 93% dos votos, mas Maduro deu um jeito de impedir que ela concorresse, então ela indicou outra mulher, que foi impedida de se registrar, ela então indicou Edmundo "temporariamente" até definir um novo nome para concorrer contra Maduro.
Maduro já tinha prendido 72 pessoas da oposição e todo mundo que ganhava alguma notoriedade, ele dava um jeito de impedir de concorrer, ficando só nomes desconhecidos ou aliados, e Edmundo, era um nome totalmente desconhecido. Maduro ficou esperando o nome oficial.
No último dia de registro, Maria Corina surpreendeu e oficializou Edmundo como candidato. Além disto, ela saiu em campanha pelo país todo, botando a cara a tapa, sem medo, enquanto protegia Edmundo de eventuais perseguições da polícia, exército ou milícia do Maduro.
No dia da votação, ela insistiu para que todo mundo votasse em peso. Maduro fechou fronteiras, impediu observadores internacionais, botou milícia e exército prá impedir eleitores da oposição de votarem. Mas eles eram muitos!
Maria Corina fez diversos apelos para pegarem as atas de votação de cada sessão eleitoral assim que elas fossem liberadas, e com isto ela conseguiu 73% de todas as atas, até o CNE, órgão que faz a contagem dos votos, e que é controlado por Maduro, parar de divulgar as atas e impedir a oposição de acompanhar a contagem dos votos.
O CNE anunciou Maduro como vencedor, e a fraude estava confirmada.
Mas ela já tinha o que precisava em mãos, criou um website em menos de 48 horas e subiu tudo para lá onde QUALQUER CIDADÃO VENEZUELANO consegue entrar com seu título de eleitor e consultar os votos da sua sessão (equivalente). Dando toda a transparência que o CNE não quer dar.
A vitória de Edmundo foi tão expressiva que mesmo que Maduro tivesse 100% dos votos nas 27% das atas que ela não teve acesso, ainda assim Edmundo seria vencedor.
Agora Maduro está perseguindo esta mulher, acusando-a de terrorismo, mas ela continua de peito aberto brigando pela democracia e liberdade do seu país.
Esta mulher é gigante e é lindo saber que um regime ditatorial opressor e assassino de esquerda pode cair pela força de uma mulher.
Créditos - Leonardo Lopes
X - @leonardo1opes